Created 12-Jun-13
Visitors 174
13 photos
Abrantes: Bombeiros de todo o país reuniram-se hoje manifestação. 12-06-2013

Tal como estava previsto cerca 300 bombeiros municipais de todo o país reuniram-se hoje no largo Raimundo Soares junto aos Paços do Concelho em manifestação devido à extinção do corpo de bombeiros municipais em Abrantes.
Sob o lema “bombeiros unidos jamais serão vencidos” e pedindo a demissão de Maria do Céu Albuquerque, presidenta da Câmara Municipal de Abrantes, foi em clima de manifestação que fizeram chegar à autarquia um memorando que segundo Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, pode inverter a situação da cooperação de Abrantes.
Em declarações à Antena Livre Fernando Curto explicou que a presidente não se encontrava por motivos de agenda e que ainda está a aguardar uma reunião entre as partes e que até lá, “a segurança no concelho de Abrantes está posta em causa”.
Sobre a manifestação Fernando Curto explicou que a mesma surgiu devido a um “conjunto de mentiras proferidas pela presidente” e que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA), recentemente constituída, apenas trará mais “ encargos e custos ao município”.
Sobre a passagem de alguns bombeiros profissionais para a Associação Humanitária, Fernando Curto referiu que essa é uma situação “bastante complicada e incerta” e que os bombeiros serão mais cedo, ou mais tarde “absorvidos pela Associação”, perdendo o vínculo à função pública.
Por sua vez, em comunicado a Câmara Municipal de Abrantes garante que após a criação da Associação Humanitária “ o socorro, a segurança contra riscos de incêndio, acidente, participação em atividades de proteção civil no concelho está garantida e melhorada”, como também “ nenhum dos bombeiros profissionais, funcionários da câmara e por ela até agora remunerados, perdeu o vínculo público. Não perderam nem direitos, nem regalias”.
Recentemente, a Câmara Municipal de Abrantes decidiu solicitar ao Ministério Público que sejam apuradas responsabilidades relativamente às acusações lesivas ao Município e seus órgãos eleitos, levadas a cabo pelo Sindicato Nacional e a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.
Entre as várias afirmações críticas em relação à autarquia, nomeadamente sobre a passagem da gestão do corpo de bombeiros para a AHBVA e a cedência dos recursos humanos, tanto o presidente do Sindicato Nacional como da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais acusaram Maria do Céu Albuquerque de mentir e faltar à sua palavra.
Hoje na manifestação, Fernando Curto disse que já reúne uma série de processos e que nunca lhe aconteceu nada, admitindo que esta situação poderá ser motivo de um despoletar de novos processos para com a autarquia.


Texto: http://www.antenalivre.pt/?p=4268
Fotos: Pedro David

Categories & Keywords
Category:
Subcategory:
Subcategory Detail:
Keywords:12-06-2013, 2013, Abrantes:, Bombeiros, david, de, fotografia, hoje, manifestação., o, país, pedro, reuniram-se, todo