Created 21-May-12
Visitors 771
418 photos
Desfile Nacional do Trajo Português - Guimarães
19 de Maio 2012 -


Com a finalidade de promover e divulgar de forma pedagógica e educativa o modo de trajar do povo Português, nos finais do séc. XIX, princípios do séc. XX, a Federação do Folclore Português em 1993 lançou em Santa Maria da Feira a“Exposição Nacional de Trajos ao Vivo”.
Esta Exposição passou nos anos seguintes por: Barcelos, Loures, Gouveia, Guimarães, Albergaria-a-Velha, Algarve, Madeira, Vila Nova de Gaia, Águeda, Batalha, Lamego, Ovar, Santa Maria da Feira, Tomar e Porto de Mós.
É a partir da Exposição de Águeda que, o formato da apresentação dos Trajos passa para o modelo de desfile em Passerelle, ganhando um dinamismo que tem constituído assinalável êxito, conquistando mais entusiasmo do público e dos participantes.
Numa parceria com o Tempos Cruzados - Programa Associativo, área da programação oficial de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura a Federação do Folclore Português, tendo como palco o largo do toural, com cenografia digital de João Martinho Moura, apresenta o primeiro evento do projecto PopArte - Desfile Nacional do Trajo Popular Português. Os trajos envergados com orgulho por homens e mulheres, contextualizando diversas vivências que cruzam funções de trabalho na montanha, rio, campo e mar. As feiras, os domingos, do namoro ao casamento, a festa e a romaria. O público poderá apreciar pedaços de história da cultura tradicional portuguesa de matriz popular que, trarão á memória a identidade das gerações que nos precedem e que nos legaram tão rica herança patrimonial cultural.
Esta parceria criativa singular entre a etnografia, o folclore e a arte digital, com centenas de figurantes de todo o país a encher de cor, música, tradição e contemporaneidade, a mais emblemática das praças da cidade berço, uma noite que se advinha inesquecível.

Categories & Keywords
Category:
Subcategory:
Subcategory Detail:
Keywords:2012, Desfile, Folclore, Guimarães, Nacional, Português, Trajo