Created 13-May-14
Visitors 44
207 photos
Caminhada na Aldeia de xisto de Água Formosa

Local: Água Formosa (Vila de Rei)

Distância: 5,5 Km

Dia 10 de Maio pelas 09:00 Horas



Organização:

Vilarregense F.C., com o apoio da Câmara Municipal de Vila de Rei e do Instituto Vaz Serra.


O percurso tem cerca de 5,5 Km o qual percorre maioritariamente um troço da Ribeira da Galega e uma antiga levada de água que abastecia o lagar da Ferrugenta, onde o visitante poderá visitar o espaço recuperado e onde decorrem regularmente algumas exposições. A zona ribeirinha e os antigos caminhos de pé posto utilizados pelo agricultores e habitantes locais complementam o restante cenário, bem com a galeria ribeirinha e os açudes que se vão encontrando no percurso. Os caminhantes visitaram também um local de vestígios da extração mineira romana.



Água Formosa é uma localidade típica integrada no Programa das Aldeias do Xisto, sendo a grande maioria das suas casas construídas em xisto, mantendo a traça tradicional de outros tempos.

A 10 km do Centro Geodésico de Portugal, numa encosta soalheira, encontra uma aldeia cujo nome deriva de ali se encontrar uma fonte de Água Formosa. Ainda se encontram evidências das tradições antigas, como os vários fornos a lenha espalhados pela Aldeia; mas também evidências de tradições ligadas à utilização da força da água, num enquadramento natural que evidencia o melhor da relação entre Homem e Natureza.



Esta é uma aldeia que vive de esperança. Tem poucos habitantes residentes, mas a estes têm vindo a juntar-se muitos mais. Vieram atraídos pelo som da água a correr na Ribeira da Galega. Pela sincera simpatia dos vizinhos. Pelo caminho calcetado que conduz à fonte de água puríssima, um antídoto para o calor que também mata a sede de descanso. Experimente ainda atravessar a ponte pedonal sobre a ribeira, recentemente recuperada, para apreciar uma outra perspectiva da aldeia.

Categories & Keywords
Category:
Subcategory:
Subcategory Detail:
Keywords:Aldeia, Caminhada, Formosa, david, de, de, fotografia, na, pedro, rei, vila, xisto, Água